Este tutorial explica de forma prática como tirar fotos com um fundo chamativo e depois recortar a imagem usando o programa Photoshop para o fundo ficar branco ou transparente.

Está na hora de sua loja virtual ter fotos mais bonitas e chamativas!

Estas dicas foram elaboradas para quem não possui grandes conhecimentos em Photoshop, por isso usamos as ferramentas mais simples possíveis. Profissionais de fotografica ou webdesign podem fazer este serviço melhor.

Tire suas fotos usando a luz do dia, desative o flash

Fotos para produtos em lojas virtuais são diferente de fotos que tiramos no dia a dia.

Ao tirar fotos com flash, a luz acaba não ficando boa, prefira tirar suas fotos em local iluminado pela luz natural do dia.

Utilize um fundo de cor lisa e chamativa

Para facilitar o recorte no Photoshop, use um fundo com a cor lista e o mais diferente possível da cor do produto.

Em nosso exemplo pegamos uma cartolina rosa. Embora nosso produto seja vermelho, o rosa ajudou bastante no recorte. Mas prefira cores diferentes, se o produto é vermelho, use um fundo azul, verde, etc.

O motivo de ser uma cor diferente é para a ferramenta **varinha mágica **funcionar mais facilmente.

Que tipo de câmera devo usar?

Este tutorial não é voltado para profissionais, então você pode usar seu Smartphone ou Câmera digital que tenha em casa. Recomendo que seu equipamento tire fotos com qualidade/resolução a partir de 5 Megapixel. Quanto maior a imagem, mais fácil de se trabalhar na hora de editar.

Que os trabalhos comecem!

Para este tutorial escolhemos usar uma imagem de Café com uma Cartolina rosa.

Veja como ficou a foto original:

Café imagem original

O que vamos fazer? Vamos editar esta foto em Photoshop para tirar o fundo usando a ferramenta de Varinha mágica, depois vamos tirar as imperfeições que as vezes ficam no fundo, ao final recortaremos o Assunto do produto e salvamos.

***Se você não sabe o que é o assunto do produto: *Trata-se da parte importante do produto, retiramos os espaços desnecessários ao redor da imagem para ela ficar mais limpa e com um aspecto “maior”.

Para ficar bem fácil de entender, separei todas as etapas em imagens. Lembrando que a ideia de edição aqui é para amadores, por isso resolvemos usar as ferramentas mais simples do Photoshop. Se você tiver mais intimidade com o Photoshop, faça a seu jeito de uma forma mais profissional. Vamos lá!

  • Passo 1: Abra a imagem original pelo Photoshop.
  • Passo 2: Clique na layer da imagem do produto com o botão direito e selecione para ela virar um backgound

Café backgound

  • Passo 3: Selecione a ferramenta de Varinha mágica no menu da lateral esquerda.

Varinha mágica

  • Passo 4: Após selecionar a Varinha, clique no fundo da imagem, no nosso caso no fundo rosa da cartolina.
    Perceba que no topo selecionamos um campo para ajustar a densidade de seleção da varinha. Você deve ajustar aquela numeração até que a varinha pegue apenas o fundo e não o objeto. Mude para mais ou para menos até conseguir um ponto adequado.

Café varinha mágica

  • Passo 5: Repita o processo do passo 4 em toda parte do fundo até excluir completamente. Não se preocupe com pequenos pedacinhos do fundo que acabam ficando após o uso da varinha. Vamos eliminar eles com a borracha em passos futuros.

Sua imagem ficará mais ou menos assim:

Café sem o fundo

  • Passo 6: Crie uma nova layer para adicionarmos um fundo branco na imagem.
    Agora clique na nova layer adicionada e arraste ela para baixo para ficar depois da layer principal que contém sua imagem do produto.

Adicionar layer

  • Passo 7: **Selecione a nova layer **que foi criada, confira se ela está na posição como segue a imagem exemplo.

Café selecionando layer

  • Passo 8: Agora vamos colocar uma cor de fundo branco nesta nova layer, como ela está abaixo da layer do café, o branco ficará de fundo atrás da imagem do produto. Use outra cor se quiser.
    Clique na ferramenta do Baldinho de tinta(Paint Bucket Tool), ele geralmente fica escondido atrás da ferramenta de gradiente. Então clique e segure o botão do mouse para ver a seleção ao lado, em seguida escolha o balde.

Usando baldinho

  • Passo 9: Vamos selecionar a cor Branca na barra de cores conforme exemplo abaixo, esta palheta de cores aparece ao clicar na cor da barra de ferramentas da esquerda:

Escolhendo cor de fundo

  • Passo 10: Após selecionar a cor, clique com o mouse no fundo onde ficava a cor da cartolina. Perceba que o fundo todo ficará todo branco.

Café fundo branco

  • Passo 11: Vamos apagar as imperfeições que a varinha deixou no fundo. Estas imperfeições ficam mais quando a cor de fundo é um pouco parecida com a do produto, por isso use sempre cores bem diferentes de fundo.
    Primeiro selecione a Layer onde está o seu produto, no nosso caso é a layer 0.

Layer café

  • Passo 12: Agora selecione a Borracha que fica localizada na barra de ferramentas da esquerda.
    Em seguida clique com o botão direito na imagem para selecionar o tamanho da borracha e a densidade da ação apagar. Este número pode variar de acordo com o tipo do produto usado.

Usando a borracha

  • Passo 13: Apague todas as imperfeições e sobras que ficaram no fundo. Cuidado para não danificar as bordas do produto, as vezes é necessário deletar pequenas pontas que são deixadas pela varinha logo nas bordas.
  • Passo 14: Agora que as imagem está toda limpa, selecione apenas o Assunto do Produto.
    Use a ferramenta Crop para selecionar apenas a parte de interesse do produto, no nosso caso aqui vou selecionar o café e deixar aqueles espaços brancos ao redor fora da minha seleção.
    Se vocë nunca usou o Crop é simples, clique nele, agora clique na area que deseja selecionar na imagem. Ele ficará mais claro onde você quer manter. Use as caixinhas marcadas com as setas em vermelho no nosso modelo abaixo para reduzir ou aumentar a seleção. Após terminar aperte Enter no teclado.

Recortando o assunto no Photoshop

Nosso produto com a edição final ficou assim:

Café com imagem finalizada

Esperamos que estas dicas ajudem sua loja virtual a ter produtos com melhor qualidade de imagem.