A evolução nas técnicas de Criação de Sites é nítida.

Sites que eram interessantes em 2012, hoje já são taxados como antiquados e feios.

Se você acompanha o Desenvolvimento Web a mais de 5 anos, deve ter percebido várias mudanças na criação de sites, e uma que está ganhando bastante força é a dos Sites One Page.

O que é um Site One Page

Trata-se de um Site criado com uma única página, One quer dizer Um, então já no nome está claro a intenção desta técnica de criação de site.

Diferenças entre o Hotsite x Site One Page

Tipos de Sites

O já muito utilizado Hotsite ainda está por aqui, ele geralmente possui apenas uma página, mas se difere bastante da criação de um site one page, isto pela sua estrutura, conteúdo e tamanho.

Um Site One Page possui todo conteúdo de um Website completo, mas a diferença é que as páginas não são alteradas ao se navegar em menus. O que ele faz a cada clique é levar o usuário até o tópico de interesse.

Quando usar um Site One Page

A dica que passo a nossos clientes é que, se o trabalho da sua empresa se resume a um mesmo serviço, ou a uma mesma família de produtos que não necessitem ter páginas separadas, aí cabe muito bem a criação de sites one page.

Mas se a sua empresa precisa separar e explicar diferentes aspectos dos produtos e serviços de forma mais organizada, descarte este tipo de site e vá de encontro a criação de sites tradicionais com várias páginas.

Para ficar mais claro, veja meu exemplo abaixo:

  • Bom uso de Site One Page: Uma empresa de dedetização. Ela pode resumir os serviços de dedetização na página inicial, pois geralmente os clientes buscam no google pelo termo genérico “dedetizadora” e em uma única página fica fácil do usuário entender que tipo de serviço esta empresa presta.

  • Mau uso de Site One Page: Uma empresa que trabalhe com pisos e decorações. Quem procura este tipo de serviço geralmente quer ver uma galeria dos serviços já realizados pela empresa, também quer ver um pouco mais sobre a linha de produtos oferecidos.
    Se tudo isto for colocado em apenas 1 página, você terá um conteúdo com pouca relevância e que só irá confundir o cliente.