Durante os últimos dias, a contar em 6 de janeiro, a SERP do Google começou a apresentar grandes mudanças de posicionamentos.

Muito começou a se falar que poderia ser este o momento da atualização do novo Penguin 4.0 do Google que trazia atualizações em tempo real.

O maior pico de alterações foi visto entre o dia 10 e 11 de janeiro, pessoas que trabalham com **SEO **começaram a fortemente comentar o assunto em fórums relacionados do assunto.

Se você é ligado em SEO, deve ter percebido a movimentação “lá fora” no Twitter de alguns negando, outros dando como certo o novo update e mais alguns boatos que foram todos para baixo.

Afinal o que passamos neste início de 2016 não passou de mais uma atualização no Penguin atual e não uma troca para a nova versão 4.0, só que foi um up das grandes.

A informação de confirmação que era um update veio no dia 12 de janeiro por um funcionário do Google, Zineb Ait, ele confirmou por Twitter que não se travava da versão 4, mas sim de um massivo update.

Esta foi certamente a maior atualização no algoritmo do Google desde 2013 no update 2.1 do mesmo Penguin.

Algumas ferramentas que monitoram as pesquisas no Google mostraram o grau de mudanças nestes dias, veja abaixo duas que selecionamos:

IMAGEM SERP.WATCH

alteracoes serp google serp-watch

IMAGEM MOZCAST

mozcast

A nova atualização que ainda está por vir, alguns cravam que virá em Março de 2016, permitirá que as atualizações na pesquisa do Google ocorram em tempo real. Permitindo que webmasters solicitem reconsiderações de penalização com maior agilidade.

O novo update do Google Penguin 4.0 também trará uma melhor cobertura para punir e processar pedidos de reconsideração nos sites que utilizam de práticas não naturais na criação de backlinks com técnicas black-hat. Isto é, links criados por robôs e tudo que a política do Google considera não natural.

Assim como promete “ajudar” sites que utilizem da boa regra para se posicionar com conteúdo de qualidade e exclusivo.

O Google está a mudar, sempre procurando melhorar a experiência do usuário nas pesquisas, cabe a nós profissionais de **SEO **acompanhar a evolução para manter os projetos de nossos clientes afinados a modernidade com conteúdo relevante que faça a diferença ao usuário.

E o seu WebSite, foi afetado positivamente ou negativamente por esta nova atualização nas SERPs?