Optar por investir no posicionamento da sua empresa nas pesquisas do Google é tão importante para o sucesso quanto a boa administração de um site. Partindo do princípio que o Google lidera o mercado de buscas no Brasil, fazer um investimento para melhorar os resultados da sua empresa no buscador é uma ótima escolha. Mesmo com a grande relevância das pesquisas no Google, muitas empresas ainda não conhecem o potencial que elas possuem para destacar sua marca perante as outras. Google Ads e SEO são as duas principais ferramentas de divulgação e ranqueamento no Google, e tem como objetivo melhorar os resultados da sua empresa e gerar reconhecimento online. As duas ferramentas são muito parecidas, porém, apresentam resultados diferentes. Mas afinal, qual deles gera mais resultados? Qual é melhor para o seu negócio? Veja abaixo os prós e contras de cada ferramenta.

SEO: Pesquisa orgânica nos motores de busca

Quando se pesquisa uma palavra no Google, o buscador rapidamente te direciona a uma página com resultados que tem relação com a palavra pesquisada. A lista de links que APARECE para o usuário se chama pesquisa orgânica, e organiza os seus resultados com base nos sites que o buscador considera mais relevante. A pesquisa orgânica não pode ser influenciada direta e especificamente, mas a o desenvolvimento do SEO por parte da sua empresa pode influenciar os resultados a longo prazo de forma gradativa. Algumas técnicas utilizadas no SEO são o uso de URL’s amigáveis, meta tags, conteúdo relevante,links entre as páginas e outras.

Prós: coloca seu site na lista de pesquisa natural, o que gera maior número de cliques. Além disso, não necessita de créditos mensais e transmite maior credibilidade, fazendo com que seu site se torne referência para o público.

Contras: possui resultado lento e gradativo, sua técnica é trabalhosa, complexa e precisa de aprimoramento constante.

Google Ads: Links patrocinados

Da mesma forma que os resultados do SEO, os resultados dos links patrocinados são revelados na pesquisa no Google. A diferença é que os anúncios Ads ficam acima da pesquisa orgânica, identificados como publicidade.

Essa ferramenta permite que você escolha uma palavra-chave que, quando pesquisada, mostra seu site nas primeira posições da pesquisa. A forma de sustentação dessa pesquisa é o CPC (Custo Por Clique), que é um valor pago ao Google pelo número de cliques em seu anúncio.

Prós: é a forma de publicidade que gera mais resultado em menor espaço de tempo, exige investimento mais baixo do que as formas de publicidade mais comuns (jornal, rádio e TV), coloca sua empresa no topo da pesquisa rapidamente.

Contras: os anúncios tendem a ter menor número de cliques do que a pesquisa orgânica, pois muitas pessoas ainda tendem a “desviar” dos anúncios por se tratar de propaganda. Os anúncios também dever ser controlados com atenção, pois podem fugir do controle rapidamente na questão financeira. Além disso, os valores podem alterar frequentemente devido a concorrência e tomar o rumo de leilão.