Gerencie seu negócio de forma profissional. Vamos além da criação de sites.

Estar presente no meio digital hoje em dia é indispensável, sua empresa precisa de um site com presença online que traga credibilidade e confiabilidade para seus novos clientes.

Criar um website faz parte do planejamento de qualquer negócio, mas muitas vezes é dificil entender como um site funciona e quais são os recursos necessários para ter um site profissional.

Já dizia, Bill Gates: “Se a sua empresa não está na internet ela não existe!”

Vamos mostrar nesse post quais são os passos iniciais para que você crie seu site sem medo! Você já terá uma base sólida para avançar com sua marca online.

Primeiramente vamos aos tópicos principais na criação de um site:

  1. Objetivo
  2. Planejamento
  3. Um dominio
  4. Hospedagem de seu Site
  5. Conteúdo para o Site
  6. Escolha de plataforma
  7. Design
  8. Acompanhamento

Objetivo

Antes de qualquer coisa defina qual será o objetivo de seu novo site, você deseja vender online? Ter um blog para compartilhar conhecimento? Um site institucional? Todos esses juntos? Enfim, esse ponto é essencial para que você não se perca nas demais etapas e saiba qual tipo de informação precisa buscar.

Tendo um objetivo claro e definido, estruturar seu site e buscar por funcionalidades eficientes ficará bem mais claro, pois você sabe onde quer chegar e o que precisa ser feito.

Planejamento

Com o seu objetivo esclarecido planeje como você irá cuidar de seu site, quem vai administrar a evolução deste site, de acordo com seus objetivos quais são os passos necessários para alcançá-los, como será a evolução deste sistema... Enfim, tenha um escopo do que você espera de seu projeto para que possa administrá-lo de maneira profissional. Seu planejamento pode mudar bastante, mas ter um norte estabelecido auxilia muito no seu crescimento. Apenas criar um site deixá-lo a mercê da sorte não lhe trará resultado algum.

Um dominio

Pronto, agora que você possui todo o planejamento de seu novo site está na hora de escolher o nome que ele terá online e este é o papel do dominio, ser o seu nome online. O nosso dominio por exemplo é "inoweb.com.br". Você pode escolher entre diversas extensões como .com.br, .com, .net, .ninja, .online...

É bom reservar este nome antes de iniciar a criação do site para que você tenha garantido o seu registro. Você pode registrar um dominio em sites especializados neste assunto como o registro.br para dominios nacionais ou o godaddy.com.br para dominios internacionais

Hospedagem de seu site

Com a escolha de um dominio (ou vários) é necessário que você atrele ele á uma hospedagem de site. A hospedagem é onde ficam armazenados os arquivos de seu site como textos, imagens, videos, banco de dados, e-mail e quaisquer tipos de informações. Então você possui um dominio que aponta para uma hospedagem onde contém todos os arquivos para mostrar seu site. Algumas plataformas para criação de site já disponibilizam esta hospedagem em conjunto com o construtor.

Existem diversas empresas que oferecem o serviço de hospedagem de sites para que você possa escolher, recomendo que escolha uma hospedagem que atenda aos requisitos que você planejou para que você não sofra com falta de espaço, memória ou lentidão no site.

Lembre-se, hospedagens muito baratas sempre possuem um ponto negativo, identifique este ponto para saber se ele pode afetar seu futuro site ou não.

Escolha de plataforma

Tendo todos o caminhos definidos chegou a hora de escolhermos onde será criado seu site, e para este passo existem diversas opções, você pode escolher a que melhor se adeque ao seu negócio:

  • Utilizar criador de site online: Você pode escolher alguma plataforma para criação de sites como o Wix, Shopify, Webnode ou verificar as melhores plataformas para criação de sites que abordamos aqui no blog. Utilizando plataformas para criação de site você consegue diversas funcionalidades simples de maneira rápida, porém sempre precisará pagar a mensalidade nessas platafomas. Personalizações muito avançadas ou recursos exclusivo ficam limitados neste caso, criadores de site são mais indicados para sites institucionais simples ou algum que precise listar apenas informações básica de seu serviço ou produto.
  • Instalar uma plataforma de site em sua hospedagem:  Existem diversos CMS que são gratuitos para utilização, o mais recomendado no mercado é o Wordpress que possui diversos plugins e temas para incrementar seu site. Você pode verificar com sua hospedagem se eles possuem uma versão do wordpress pré-instalada ou baixar diretamente do site do wordpress e extrair em seu site, é um processo um pouco mais avançado, porém abre muitas possibidades para você. Esta é uma opção indicada para sites simples e medianos onde seja necessário uma configuração mais maleável. No caso do wordpress ou algum outro cms gratuito você não paga mensalidade para utilizar o sistema como nas plataformas de criação de site.
  • Contratar um desenvolvedor profissional: Dentre as escolhas essa seria a mais adequada caso você não possua experiência com o ramo, por mais que sejam criados sites com plataforma ou CMS gratuito ainda existirão diversas configurações que exigem conhecimento técnico para seream realizadas. Um desenvolvedor de sites profissional além de criar o site para você lhe indica o melhor caminho a ser seguido para que possa alcançar seu objetivo da maneira mais eficiente e produtiva. Esta opção possui um custo maior, porém sua liberdade e segurança na criação do site serão muito maiores e você terá uma presença online garantida com todas as regras e padrões web já estabelecidos.

Design

Plataforma escolhida e construida está na hora de deixar seu site com um visual profissional, afinal a imagem que sua empresa transparece online é importante, preocupe-se com como o cliente enxerga seu negócio.

Um site totalmente "largado" transmitirá uma ideia de falta de profissionalismo e amadorismo para quem estiver procurando por você. Atente neste ponto para que consiga potencializar ao máximo seus retornos.

Um visual de site bem estruturado e pensado pode afetar diretamente no sucesso de seu planejamento, criar um fluxo visual com cores agradáveis e informações dispostas de maneira concisa indicam ao usuário o que ele deve fazer e onde você deseja "fisgá-lo".

Para ter um design bem estruturado você pode usar como recurso templates pré-desenvolvidos que já atendem a diversos recursos essenciais ou trabalhar com um designer profissional pensado cada etapa de seu site cuidadosamente.

Acompanhamento

Pronto! Seu site está criado. Agora é a hora de acompanhar o crescimento e resultados de seu novo site online.

Um site nunca para de crescer e você precisa estar ciente das novas possibilidades, atualizações e melhorias que podem ajudar sua empresa a ter mais retorno online.

Não dá para fazer um site em 1997 e esperar que ele esteja ótimo para ser apresentado em 2019 sem nenhuma atualização ou melhoria, esteja sempre ciente de que é necessário esse acompanhamento e planejamento constante para ter um bom resultado online.

Atente-se em entender o que cada profissional desse ramo faz para que você possa saber a quem recorrer quando precisar de alguma nova funcionalidade ou recurso. Criamos um tutorial completo para que você entenda sobre o fluxo de criação de sites e qua a função de cada profissional, acesse aqui nosso conteúdo.

Você pode usar algumas ferramentas para analisar comportamento de usuário, número de acessos, fluxo de navegação e termos de pesquisa para ter um parecer geral do que acontece em seu site. Abaixo listo alguma ferramentas interessante:

  • Google Analytics  - Análise de visitas, fluxo de navegação e dados gerais de usuários
  • Hotjar - Tracking de comportamento e análise de iterção do usuário dentro do site
  • Google Search Console - Avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site, corrigir problemas e acompanhar ranking online
  • SEMrush - Análise de SEO e posicionamento do site nos buscadores

Conclusão

Esses são os itens iniciais para que você possa iniciar a criação de seu site online, você pode se aprofundar em cada um dos tópicos para ter uma experiência mais estruturada e conseguir estruturar ideias de sucesso.

Se tiver dúvida em qualquer tópico comente abaixo para que possamos ajudá-lo.

Até mais! 👨‍💻