Gerencie seu negócio de forma profissional. Vamos além da criação de sites.

Quando surge a necessidade de criar um site é comum que todos pensem nos recursos e funcionalidades que desejam ter no site e como devem funcionar. Mas é interessante atentar ao que devemos evitar ter em um site para que ele atenda ao usuário de maneira adequada.

Vamos analisar algumas das funcionalidades que podem afetar negativamente o seu site e prejudicar a sua evolução.

Música no site:

Digamos que você está em sua empresa procurando um arquiteto para reformar seu escritório e abre vários sites para fazer sua pesquisa, um deles começa a tocar um video sozinho no volume máximo. Qual é sua primeira reação? Creio que uma grande porcentagem de pessoas vai procurar o site "doido" que está tocando música e fechá-lo o mais rápido possivel.

Com certeza você não quer que o site fechado seja o seu, afinal é um cliente em potencial que está sendo perdido.

Obviamente existem excessões para músicas em sites, alguns sites são criados e planejados para ter uma música que transforma a expriência do usuário em algo mais impactante e único, mas seguindo regras de não ter autoplay, tocar video com volume desligado e outras formas de não "assustar" o usuário.

Excesso de popup

O usuário navega em seu site buscando uma informação em especifico seja ela telefone, e-mail, serviços que você oferece... Se ao acessar seu site ele for saturado com um excesso de popup, "deixe seu e-mail e ganhe desconto", "Quer um item x?" e diversas outras técnicas de captação de informações ele pode sentir-se incomodado e fechar seu site pelo fato de que não consegue navegar e encontrar o que deseja.

Os popup são recursos ótimos, mas devem ser usados com sabedoria e na hora certa para que aumente a taxa de sucesso e seja uma ferramenta útil ao seu site e não um empecilho.

Pedir informação desnecessária

Digamos que você possui um formulário para o usuário entrar em contato com você e solicitar um orçamento de seu serviço, se a sua venda é feita via telefone/reunião qual a necessidade de saber a data de nascimento do usuário?

Muitos sites pedem informações desnecessárias e irrelevantes em seus formulários de contato simplesmnte porque o concorrente "faz assim". Analise e mensure quais informações você realmente precisa de seu usuário e solicite apenas as extremente essenciais, com certeza não serão muitas na maoria dos casos.

Ninguém gosta de preencher formulários gigantescos exceto em casos que existe um motivo ou a recompensa final vale a pena, lembre-se que a maioria dos usuários na internet são "preguiçosos" e vão optar pelos itens mais rápidos e fáceis.

Excesso de conteúdo irrelevante

O site de sua empresa precisa ser um excelente captador de clientes, todo vendedor sabe que para conquistar o cliente é necessário falar o necessário e o essencial para uma boa aproximação e entendimento. Em seu site não deve ser diferente, nada de copiar e colar informações de concorrentes, escrever um texto qualquer, copiar todo o manual da empresa e replicar no site... Isso acarretará em um conteúdo chato, irrelevante e que provavelmente não venderá nada.

A estratégia na elaboração do conteúdo pode ser um dos pontos importantes na criação de seu site, justamente pelo fato de que este item pode convencer o usuário a tornar-se um cliente. Pense bem antes de colocar um conteúdo qualquer em sua página online, se possível explique seu serviço ou produto de maneira lúdica, simples e de fácil entendimento para que consiga atingir o máximo de pessoas.

Conclusão

Sempre fique alerta em como seu site funciona e como ele está atendendo ao público que o acessa, eles são os seus potenciais clientes, não complique a vida deles.

Após essas dicas esperamos que você tenha sucesso em seu site, alcance os objetivos estipulados e lembre-se de seu usuário no site.

Se ficou com alguma dúvida comente abaixo, adoraremos questionar com você.

Até mais.

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