Sites responsivos são sites que se adaptam automaticamente ao tamanho da tela independente do dispositivo que está sendo utilizado, seja ele um computador, celular ou até mesmo através da televisão. O site responsivo é funcional e atende todas as necessidades do usuário em telas pequenas ou grandes.

site-responsivo-inoweb

Neste post respondemos as seguintes dúvidas:

  • O que é um site responsivo?
  • Quais as vantagens de ter um site responsivo?
  • Como saber se meu site é responsivo?

Este é um tema muito abordado nos últimos anos no mercado de sites, porém empresários desconhecem as grandes vantagens que este recurso trás para seu negócio. Ter um site responsivo pode ser o ponto decisivo na captação de um novo cliente.

E ai, seu site é responsivo? Você atende o cliente independente de onde ele esteja acessando seu site? Seu site funciona e conduz o cliente a contatar sua empresa sem problemas?

Por que ter um site responsivo?

Muitas empresas ainda não possuem sites responsivos e isso impacta muito na solução que é entregue ao usuário e diretamente no faturamento da empresa. A internet deixou de ser acessada apenas pelo computador e hoje seu usuário pode estar procurando você em diversos dispositivos, o ideal é atendê-lo e estar pronto para demonstrar todo seu valor.

Um site responsivo é obrigatório para que você possa aproveitar todas as vantagens de um site moderno.

As principais vantangens ao desenvolver um site responsivo são:

  • Melhor ranqueamento no Google: Um dos fatores que possui um grande peso na definição da posição de seu site na busca orgânica é se seu site é responsivo, todos querem aparecer nos buscadores, não é mesmo?
  • Facilita o compartilhamento do seu conteúdo: Seu usuário poderá enviar o link de seu site para qualquer pessoa e independente de onde ela acessar seu site, ele exibirá tudo de acordo.
  • Diminuir taxa de rejeição: Com um site ajustado ao que o usuário precisa, as chances de ele navegar e querer entender mais sobre seu negócio são bem maiores. Uma navegação adaptada as necessidades de cada usuário cria uma experiência única e agradável, gerando mais clientes para sua empresa.
  • Aumentar velocidade de carregamento em dispositivos: Com um site desenvolvido pensando em todas as possibilidades de acesso é possível realizar otimizações únicas para seu site carregar elementos especificos em cada dispositivo. Melhorando assim a navegação de seu usuário e tempo de carregamento.
  • Seus cliente estão em todos os lugares: O acesso dos usuários através de dispositivos móveis ultrapassou o desktop em 2015, então você deve estar pronto para atender seus clientes onde eles estiverem.

Como saber se meu é site responsivo?

Você já tem um site e quer saber se ele é responsivo? Existem várias maneiras para você realizar este teste, o mais comum é acessar seu site através de algum dispositivo móvel como celulares ou tablets, se o seu site se adaptar de acordo ele é responsivo.

site-responsivo-inoweb

Você também pode utilizar ferramentas online que fazem este teste para você:

Google Test: Ver ferramenta

MobiReady: Ver ferramenta

Estas ferramentas irão informar se o seu site se adapta à diferentes resoluções e darão algumas dicas de melhorias caso sejam necessárias.

Conclusão

Atualmente ter um site responsivo não é mais um "extra" é uma regra extremamente necessária para atender seu público de maneira adequada e satisfatória. Esta tecnologia já faz parte do mercado e é de extrema importância para o sucesso de seu negócio digitalmente. Faça os testes, pesquise e evolua seu site.

Caso tenha ficado alguma dúvida em como funciona um site responsivo entre em contato conosco, adoraremos lhe ajudar.

Tenha um bom dia!

cta-3-blog-inoweb