O que é SSL?

SSL é um certificado de segurança gerado em seu servidor para criptografar todas as informações que são transmitidas através de seu site. Assim qualquer informação que for veiculada através de seu site estará segura sob uma chave de segurança.

O certificado SSL garantirá a integridade dos dados de seus usuários que forem trasmitidos através de seu site.

O uso de certificados seguros SSL sempre foi muito bem visto pelos consumidores, principalmente em Lojas Virtuais pois esse tipo de sistema transmite informações sensiveis.

HTTPS vs SSL

Selos de Segurança na Criação de Site

SSL (Secure Socket Layers) e HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) trabalham em conjunto, o SSL é o certificado oferecido pelo servidor e o HTTPS é o tipo de conexão que será realizada com o servidor. Você pode identificar o tipo de conexão que está sendo utilizada em seu site simplesmente olhando em seu link, caso ele possua no inicio o https:// seu site já possui certificado de segurança, se estiver apenas como http:// ele está sem o certificado. Mas não se preocupe este item pode ser ativado em qualquer site e basta entrar em contato com seu servidor e desenvolvedor de seu site para ajustar os parâmetros.

Certificado de segurança e SEO

A partir de 2014, o Google começou a pontuar mais os sites que possuem um certificado digital em todas as páginas, o SSL afeta no SEO. E em 2018 os navegadores já identificam sites sem SSL e alertam os usuários com uma mensagem para que fiquem atentos e sejam cautelosos com informações passadas em um site sem certificado seguro, deixando a credibilidade de seu site baixa.

Selos de Segurança na Criação de Site

Os mecanismos de busca do Google sempre tentam colocar em evidência sites que apresentam vantagens aos clientes, como por exemplo conteúdo mais atualizado, conteúdo organizado, sites que carregam rápido, e neste caso sites que são mais seguros.

Quando se pensa em posicionar um site nas pesquisas orgânicas, várias técnicas e regras devem ser adotadas, por isso sites que utilizam em sua URL “https” acabam tendo uma vantagem perante seus concorrentes com "http".

A pontuação, que o Google adiciona em um site com https ou com http ainda é pequena, porém significativa, tendo a tendência de aumentar com o passar do tempo.

Ao pensar em serviços de criação de sites e criação de loja virtual, considere investir em um certificado seguro para melhorar a visualização nas pesquisas orgânicas e também aumentar sua credibilidade com seu usuário.

Certificado de segurança e credibilidade

Selos de Segurança na Criação de Site

Os usuários estão mais atualizados em relação ao conhecimento web e visam sempre navegar com segurança. Tentar "enganar" seu usuário pode ser uma péssima prática. Muitos sites adicionam selos ilustrativos informando que o site é seguro quando na verdade não possuem nenhuma camada mínima de proteção. A prática de utilizar selos falsos é muito comum e recomendamos que você confirme a confiabilidade de sua segurança.

Selos são muito bem vindos quando condizem com o que está sendo passado, então certifique-se de informar os itens corretos para seu usuário. E tenha certeza de que realmente seu site está configurado com um certificado válido e vigente.

Com todos os pontos vistos recomendamos que analise as estratégias de seu site e se possível implemente o SSL para transparecer total segurança ao usuário. O SSL pode ser muito benéfico para o sucesso de seu negócio.

Caso tenha ficado alguma dúvida em relação a SSL/HTTPS na criação de sites entre em contato conosco, adoraremos lhe ajudar.

Tenha um bom dia!

cta-3-blog-inoweb