Uma alteração a tributação do ICMS dos produtos vendidos em Loja Online, que começou a valer desde o primeiro dia do ano de 2016, vem dando uma dor de cabeça a mais para os pequenos empresários que vendem pela internet.

Esta mudança ampliou a carga tributária e a burocracia para empresas participantes do Simples Nacional.

Antes desta mudança, até o fim do ano passado, o imposto era recolhido ao Estado de origem dos produtos.

Agora diariamente a cada venda realizada para outro Estado, será necessário entrar nos sistemas de emissão de guias para pagamentos específicos de cada unidade da federação, imprimir, pagar e anexar esta guia juntamente com a nota fiscal do produto vendido antes de realizar o envio para o consumidor. “Que mão de obra!!!”  🙁

Vários especialistas apontam que com esta mudança, muitas lojas online acabaram fechando, o que torna na prática um tiro no pé, pois a arrecadação vai diminuir e não aumentar como era previsto com a nova tributação.

Além dos altos custos e burocracia, a mudança traz uma necessidade de maior mão de obra, o que obriga os proprietários das pequenas lojas online a contratarem mais só que acabam vendendo menos.

A nova tributação ainda vai dar o que falar, e nós da INOWEB que somos especialistas em criação de loja online, estamos de olho, manteremos vocês informados em nosso Blog.