É oficial, o Google esta mudando o formato da disposição dos anúncios nas pesquisas para Notebooks e Desktops.

Como todos já sabem, os anúncios Adwords se posicionam em dois lugares(na verdade três):

  • Topo listado em 3 primeiros(alteração recente para 4)
  • Lateral direita do 4º ao 11º
  • Inferior(adicionado recentemente pelo Google)

adwords-antigo

O que é Adwords

Para quem não sabe, anúncios Adwords são campanhas patrocinadas criadas no Google para se posicionar em evidência, geralmente na primeira página, paga-se por cada clique que o usuário der em um anúncio.

Isto ajuda empresas que querem deixar seu WebSite em evidência mas ainda não possuem alta relevância na pesquisa Orgânica.

O que mudou

Nos moldes antigos, a primeira página oferecia mais de 10 locais, isto era um número bem interessante, dando chance de pequenos anunciantes divulgarem com baixos orçamentos.

Imagino que agora a primeira página, devido a esta alteração, deva aumentar muito o custo do clique para quem deseja anunciar. A matemática é simples:

Se antes dava para anunciar na primeira página com 4 em cima, 8 na lateral e 3 no rodapé, total de 15.

No novo formato serão apenas 4 em cima e 3 no rodapé, 7 no total.

adwords-novo

Esta mudança vem para deixar uma disposição parecida com a que já existia em dispositivos móveis, e deve fortalecer os anúncios, afinal a parte superior está tomando mais espaço.

Se você acompanha Adwords a mais de 1 ano, deve saber que antigamente existia somente 3 anúncios na parte superior, e hoje são 4.

Anunciar no Adwords pode ficar mais caro

Com a regra “antiga” de disposição dos anúncios, era possível um site se posicionar na visão do usuário entre:

  • 1, 2, 3, 4 lugares em destaque
  • 5, 6, 7 lugares na lateral

É claro que os quatro primeiros possuem um destaque absurdo, mas logo ali do ladinho estão os anúncios laterias que eram muito mais baratos e garantia uma boa visibilidade.

adwords-antigo3

Com toda certeza uma considerável inflação deve abalar quem se posicionava da quarta posição em diante na lateral e rodapé, isto é claro se estes ainda quiserem se manter na primeira página. Criando uma disputa muito maior nas primeiras quatro posições.

O SEO pode ser ainda mais valorizado

Agora pensando pelo lado do SEO, técnica utilizada para posicionar um site nos mecanismos de busca sem custo por clique, ele será ainda mais valorizado se levar em conta que menos anunciantes estão a concorrer com as primeiras posições orgânicas.

Para quem não sabe, SEO quer dizer Search Engine Optimization, trata-se de técnicas que profissionais de Marketing Digital aplicam em WebSites e Lojas Virtuais para melhorar as posições nas pesquisas Orgânicas que ficam localizadas entre os anúncios patrocinados do Adwords.

Pós os 4 primeiros e antes dos anúncios do final da página.

adwords-novo2

Se antigamente já era muito vantajoso conseguir se posicionar com técnica de Otimização de Sites na orgânica por não ter custo por clique, imagine agora que a tendência é os valores de anúncios Adwords aumentarem bastante.

Não se desespere!

Apesar de tudo, a mudança é bastante nova e ainda não está 100% aplicada. Perceba que em algumas pesquisas ainda aparece a lateral direita de anúncios.

Não temos exata certeza se empresas deixarão de investir em Adwords por aumento de cliques,  o que pode ocorrer é trazer mais retorno ainda para os primeiros 4. No momento só podemos ficar no achismo.

Penso também que o Google jamais iria “matar” sua galinha dos ovos de ouro, mas como toda mudança… assusta um pouco 😀