A dúvida de que tipo de foto é a ideal para uma loja virtual é bastante comum e pode ser solucionada com criatividade sem necessáriamente gastar muito.

Em uma loja virtual o consumidor não pode tocar o produto, por isso a imagem deve “saltar aos olhos”, neste caso a imagem é tudo, ou quase tudo.

Estas dicas de como ter ótimas fotos de produtos em lojas virtuais servem para quem tem interesse em tirar suas próprias fotos ou para quem deseja contratar um fotógrafo profissional, vamos a elas.

Fotos próprias ou de fornecedores/concorrentes?

Não é porque sua loja quer ser exclusiva, com visual atraente e oferecer diferenciais, que suas imagens necessáriamente precisam ser completamente diferentes de outros sites.

Use o bom senso:

  • As imagens enviadas pelo fabricante estão em alta resolução?
  • Os meus concorrentes utilizam imagens de alta qualidade e em vários ângulos diferentes?

Se o material que já existe, seja dos fornecedores ou dos concorrentes, forem de ótima qualidade, use-os. Caso contrário crie suas próprias imagens seguindo nosso tutorial de dicas para fotos de produtos em lojas virtuais! 🙂

Devo contratar um fotógrafo profissional?

Um profissional sempre será mais capacitado que amadores. Sua empresa possui capital para investir em fotos profissionais? Se a resposta for sim, então contrate, a imagem tirada por fotógrafos fica sempre melhor. Eles geralmente oferecem serviços de tratamento de imagem em photoshop para deixar o material ainda melhor.

Mas se este não é o seu caso, tire suas próprias fotos aproveitando nossas dicas a seguir, ou use-as para acompanhar o serviço do seu fotógrafo de confiança.

Faça você mesmo, mas cuidado com flash

Tirar fotos de produto usando flash tradicional não é uma boa prática, a iluminação não ficará boa.

De preferência para tirar as fotos em ambientes com luz natural e desative o flash.

Ao tirar suas fotos, cuide da iluminação natural do sol posicionando o produto para evitar sombras na parte frontal.

Faça várias fotos até obter uma com bom resultado, tenha paciência. Nem sempre as primeiras fotos ficarão boas ao cadastrar no produto.

E com relação a que tipo de equipamento utilizar, fica a seu critério, pode ser um smartphone ou câmeras amadoras com uma boa lente. Hoje em dia a maioria dos equipamentos já são capazes de tirar boas fotos, mas prefira usar câmeras que tirem fotos a partir de 5MP(Megapixel).

Programas para reduzir e editar imagens

Existem dezenas de programas para tratamento de imagem, neste artigo vou citar 2, Photoscape que é um programa gratuito simples de usar, e Photoshop que considero o melhor para tratamento de imagens, mas é um programa pago. Dependendo da dica aplicada, vamos usar um dos dois programas com explicações práticas.

  • Para baixar o Photoscape que é gratuito acesse o site oficial e localize o botão Descarregar ou Download: www.photoscape.org
  • Para baixar o Photoshop, acesse o site da Adobe e adquira o programa: www.adobe.com

Imagem em alta resolução, mas não tão grandes com valorização do assunto do produto

Quando se tira fotos com uma boa câmera, geralmente os arquivos ficam bastante grandes, acima de 3MB, por isso é legal reduzir o tamanho desta imagem e destacar o assunto do produto.

O ideal é antes destacar o assunto e depois reduzir o tamanho da imagem para que ela fique em alta resolução mas não seja tão grande. Entenda melhor:

O que é o assunto do produto?

Trata-se da parte importante da imagem, o que você realmente precisa mostrar ao consumidor.
Parece meio óbvio, mas muitas lojas virtuais tem imagem de produtos que parecem ser “pequenas” por terem muito espaço inútil na foto. Além de valorizar o produto, o tamanho físico da imagem fica menor quando se deixa apenas o necessário. Segue dois exemplos de um mesmo produto com dois tipos de imagem, uma com o assunto recortado e outra com a imagem original que veio da câmera.

Foto original sem recorte do assunto:

Quadro original

Foto recortada valorizando o assunto:

Quadro valorizando assunto

Para fazer um corte simples como o exemplo acima, vamos usar o Photoscape, siga nosso tutorial abaixo:

Abra o Photoscape e clique no botão EDITOR que fica naquela “rodinha” de opções da tela inicial.

Editor no Photoscape

Agora no menu da esquerda localize a pasta onde a imagem está salva e clique nela. A imagem deve aparecer no quadro da direita

Escolhendo uma imagem

Agora vamos selecionar o assunto do produto nesta imagem. Veja que tem muito espaço ao redor do produto que não é importante, selecione a ferramenta CORTAR e escolha a opção Recorte Livre, em seguida faça o corte na imagem. Pode segurar o botão Shift do teclado para que o recorte fique quadrado e nas bordas da seleção é possível aumentar ou reduzir o campo inicialmente selecionado.

Após fazer a selação correta, aperte Enter no seu teclado, confira se a imagem ficou recortada corretamente e clique no botão SALVAR para salvar seu arquivo editado, recomendo salvar com outro nome para não substituir o original.

Seleção do assunto do produto

Após salvar confira o tamanho que ficou o arquivo, veja que no nosso exemplo a imagem ficou bem pequena só de recortar o “assunto”. Então neste caso já temos uma foto ideal.

Quando digo tamanho ideal, é quando o lado maior, seja altura ou largura, não ultrapasse de 1000px. E recomendo não ter imagens muito pequenas abaixo de 400px, senão ferramentas de ZOOM por exemplo vão distorcer a imagem.

Mas e se a sua imagem, após recortar o assunto, ainda ficar maior do que 1000px de altura ou largura? Siga nosso próximo tópico sobre reduzir imagens muito grandes logo abaixo.

Ver tamanho da imagem

Imagens em alta resolução, mas não tão grandes

Utilizar imagem em alta resolução não quer dizer que sua loja virtual deve ter a maior imagem possível. Com o avanço dos equipamentos de fotografia, é normal uma imagem sair da câmera ou do smartphone com mais de 3MB.

Para imprimir fica legal por precisamos de um tamanho maior para impressão, mas para internet não é bom usar arquivos tão grandes, pois a página ficará pesada e pode ser que sua plataforma de loja virtual nem aceite receber um arquivo tão grande.

Para facilitar a questão de tamanho do arquivo, padronize suas imagens para terem no máximo 1000px de altura ou de largura. Use o Photoscape para ajustar conforme tutorial a seguir:

Selecione a imagem que deseja reduzir conforme já explicamos anteriormente.

Agora selecione o menu REDIMENSIONAR e escolha a opção Reduza o mais longo comprimento 1000px. Agora é só Salvar.

Reduzindo imagem para 1000px

É possível editar várias imagens ao mesmo tempo no Photoscape para reduzir o comprimento mais longo. Para isso use a opção Editor em Lotes ao invés do Editor que expliquei no início deste tutorial.

Editor em lote

Fotos com fundo branco ou não?

O ideal é sempre fundo banco, mas se não tiver condições, padronize um fundo para todos os produtos da sua loja virtual.

Evite usar fundos diferentes em cada produto, isso polui o visual e deixa a navegação problemática.

Se você mesmo tiver que tirar as fotos, utilize um tecido de cor neutra para o fundo e mantenha o padrão em todos os produtos.

Veja 3 exemplos, 2 deles são corretos, sendo que um utiliza todos os produtos com fundo branco, no outro segue um fundo cinza padrão. Já no incorreto não se tem padrão, usando fundo branco, fundo cinza e fundo de paisagem.

Fundos corretos e incorretos

Já tivemos vários clientes utilizando um tecido de veludo no fundo, as fotos ficam bastante elegantes, ainda mais em produtos como jóias e similares.

Se quiser fazer algo mais refinado, adquira um mini-estúdio fotográfico para produtos. Existem vários sites que vendem este tipo de equipamento, segue exemplo de um do mercado livre.

Kit mini estúdio

Seja criativo, faça a diferença, tire fotos que “pulem aos olhos” dos clientes!

Quer tirar suas próprias fotos e ter um fundo branco como as grandes lojas fazem?

Fizemos uma outra publicação que explica como recortar facilmente o fundo da imagem de produtos para deixar eles transparente, branco ou da cor que desejar.
Para ver esta postagem acesse o link: Tutorial como recortar imagens deixando fundo branco

Fotografe todos os ângulos

Como o cliente não pode tocar no produto, tire foto de cada detalhe, de todos os ângulos.

Fotos em todos os ângulos

Humanize suas fotos

Humanize seus produtos para o cliente entender melhor o que está sendo oferecido.

Se for produtos pequenos, utilize as mãos para mostrar o quanto ele é pequeno. Se forem roupas, adicione uma pessoa usando o produto.

Novamente, use sua criatividade.

Humanize suas Fotos

Que tal vídeos?

Adicionar vídeos no produto pode diferenciar sua loja virtual de seus concorrentes.

Dependendo do produto, por mais que existam várias fotos, se faz necessário um vídeo mostrando seu uso.

Poucos sabem, mas o Youtube é o segundo site mais utilizado para buscas, o primeiro é o Google claro.

Além de deixar o conteúdo do produto mais atraente, você aumenta a chance de pessoas encontrarem seus ítens quando estiverem pesquisando no Youtube.

Use bandeiras informativas na imagem principal do produto

Uma loja virtual geralmente possui centenas ou milhares de produtos, por isso é legal direcionar o cliente para produtos interessantes.

Boas plataformas oferecem recursos que inclui uma bandeira informativa no produto com poucos cliques, mas se a sua não ofecer, adicione as bandeiras informativas manualmente na foto principal do seu produto.

Bandeiras informativas em Produtos