Com certeza você quer que seu site se destaque no ramo e tenha uma competitividade boa perante seus concorrentes. Esta não é uma tarefa fácil, mas pode ser alcançada com determinação e um trabalho bem feito.

Existem diversas melhorias que podem ser realizadas em um site visando um alcance maior de clientes. Abaixo listo e explico as principais estratégias que você deve seguir e estar sempre atento para ter um site de qualidade.

Quando um site é bem desenvolvido e criado com foco em alcançar um objetivo final ele é capaz de agregar diversas facilidades e oportunidades para seu negócio.

Com objetivos definidos e prontos para criar um site vamos para as dicas:

Lista de conteúdo

  1. Conteúdo
  2. SEO
  3. Design
  4. Usabilidade
  5. Responsivo
  6. Segurança
  7. Velocidade

Conteúdo

Este sem dúvidas é o principal, todos os demais itens de seu site terão uma base no conteúdo. O conteúdo é o seu vendendor online, ele deve explicar seu produto ou serviço de maneira excelente e convincente para o usuário que está buscando sua empresa.

Se o usuário não conseguir entender o que sua empresa oferece ele não terá como saber se você pode solucionar o problema dele. Então antes de qualquer coisa analise seu site e veja se ele está realmente vendendo sua solução.

Para montar um conteúdo de qualidade você pode utilizar como base sites do mesmo ramo, sem copiar é claro, ver como eles explicam e detalham o serviço oferecido. Explique ao máximo seu serviço para que seu cliente não tenha dúvidas e chegue a conclusão de que precisa de sua empresa.

Seu site precisa vender sozinho e o conteúdo é o responsável por isso, portanto atente-se em ter um conteúdo de qualidade, ele pode fazer a diferença na escolha final de com quem seu possivel cliente irá fechar o negócio.

SEO

A sigla tão ouvida e perseguida por todos, SEO (Search Engine Optimization) ou traduzindo Otimização para Buscadores (Google, Bing, Yahoo, Yandex, entre outros), com esta estratégia o foco é alcançar as melhores posições em palavras-chave de interesse para seu negócio.

Milhões de pessoas pesquisam diariamente serviços e produtos dentro de buscadores e acredito que você quer estar ali para seu cliente. Atualmente o buscador mais utilizado no Brasil é o Google e a maioria das estratégias o utilizam como base.

A criação de bom site já possui como base a estruturação de SEO, esta técnica utiliza diversos fatores para ranquear seu site em posições de interesse: velocidade de abertura, estruturação de código do site, disposição de itens na página, conteúdo de qualidade, links relevantes, navegação facilitada, entre diversos outros fatores. Se tiver interesse em analisar os fatores o Backlinko fez uma lista completa reunindo o máximo possível de fatores.

Já no processo inicial de seu site se preocupe com SEO, por mais que seja uma estratégia que você irá investir futuramente, o buscador está sempre acessando seu site e ele já pode ranquear, mesmo sem uma estratégia mais forte aplicada.

Então atente-se em ter um bom contéudo, não ter textos e mídias "perdidas" pelo site e tente entregar o máximo de valor para o usuário que acessa seu site.

Design

Um item muitas vezes deixado de lado mas que pode fazer muita diferença no seu resultado, o visual de seu site. Você está com um conteúdo excelente, um SEO impecável e isso tudo deve ser potencializado com um design incrível! Lembre-se, a primeira impressão é a que fica.

Um design bem estruturado transparece seriedade, profissionalismo e pode convencer seu cliente a escolher sua empresa com técnicas específicas. Gatilhos visuais, indução por cor e imagem, transparecimento de confiança, e muitas outras técnicas podem potencializar o resultado de seu site.

Se você não tiver um designer em sua equipe ou não tiver acesso a um profissional, pode utilizar ferramentas que auxiliam na criação de um material de qualidade, como explicamos neste post.

Usabilidade

O objetivo deste item é entregar uma experiência útil e eficaz com foco em fidelizar e conquistar clientes. Seu site deve ser construido para que o usuário consiga encontrar as informações de maneira rápida, sem problemas e com facilidade.

É ideal que seu site tenha as funcionalidades que realmente terão um valor para o usuário, colocar diversas ferramentas sem saber se elas serão realmente úteis irão atrapalhar a navegabilidade e interação do usuário com seu site.

Como vimos no inicio tenha um objetivo definido e alinhe os recursos do site de acordo com o que o usuário realmente precisa e vá incrementando conforme seu site cresce e necessita de novos recursos.

Um profissional pode lhe auxiliar na definição de quais itens realmente são úteis em seu site realizando analises de fluxos, mapas de calor, pesquisas, interatividade no site e tirar conclusões a partir dos dados obtidos. Você também pode ficar atento aos feedbacks de seus clientes, muitas vezes eles falam as dificuldades que possuem ao utilizar seu sistema.

Clientes que têm uma boa experiência antes do estágio de fechamento, claramente possuem mais chances de entrar em contato com sua empresa.

Responsivo

Seu site ser acessível em diversos dispositivos já deixou de ser um "extra", este é um recurso obrigatório. Responsivo, adaptável, "que se ajusta", quer dizer que seu site é funcional e eficiente independente de onde acessá-lo, seja através de um computador, celular, TV ou tablet.

Então é necessário analisar se seu site pode ser acessado em qualquer plataforma e consegue oferecer a mesma experiência e qualidade para o usuário que busca sua empresa.

Segurança

O seu site transmite informações sensiveis de seu usuário como e-mail, telefone, nome e dependendo do caso até informações de cartão de crédito e endereço. Isso deixa claro que a segurança deve ser um fator essencial em seu site, o mais básico é implementar um SSL(HTTPS) para que todas as informações que trafegam no site sejam criptografadas, já explicamos aqui em nosso blog sobre SSL, esta é a camada mais simples de segurança e você deve questionar ao desenvolvedor resposável se são necessários mais itens e uma segurança mais reforçada.

Este item deve ser tratado focando na segurança do usuário que é responsabilidade de seu site. Leve em consideração quais informações você possui e qual o nível de segurança necessário, isso deixará seu usuário mais tranquilo e confortável ao utilizar seu site.

Selos e certificações também podem ajudar a transparecer a confiança necessária, mostre para seu usuário que você se preocupa com os dados dele.

Velocidade

Acessar um site e ficar esperando ele carregar não é nada legal, seu usuário quer acessar rapidamente e encontrar o que ele busca. Hoje em dia segundos de carregamento podem impactar diretamente no resultado da empresa como um todo.

Este item se relaciona com usabilidade e SEO, pois o impacto da velocidade de seu site pode melhorar a experiênca do usuário e aumentar suas posições nos buscadores.

Para saber a velocidade de carregameto de seu site você pode utilizar ferramentas como Google Page Speed, GT Metrix, Pingdom Tool.

A melhora na velocidade de carregamento de um site pode ser impactada por diversos fatores, os principais observados são qualidade do servidor de hospedagem, estrutura de códigos do site e excesso de imagens em tamanhos desnecessários. Recomendamos já pensar em velocidade de carregamento no início da construção de um site.

Esses são os principais itens que consideramos como essencial na criação de um site bom. Agora você já sabe os fatores para a construção de um site de qualidade e eficiente, não há mais desculpas para ter um site "meia-boca".

Lembre-se que a tecnologia está em constante evolução e com seu site não é diferente, você deve se manter atualizado e verificar o que pode ser melhorado e evoluido em seu site.

Caso tenha ficado alguma dúvida em como criar um site bom entre em contato conosco, adoraremos lhe ajudar.

Tenha um bom dia!

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