Todo empreendedor deseja saber como conseguir mais clientes online, como aumentar as vendas online e como conseguir mais contatos. Há diversas maneiras para movimentar seu negócio com ações simples e que podem gerar um grande impacto em sua vendas. Irei listar abaixo o que você pode fazer hoje mesmo para alavancar sua presença na internet.

Google Meu Negócio

Sua empresa já está no Google Maps? Imagine quantos clientes estão buscando empresas próximas a eles? Para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é muito simples e pode dar um retorno muito bom na sua região, lembre-se que o resultado da busca no Google também trabalha com geolocalização e você irá aparecer para pessoas interessadas e próximas de sua empresa. Você deve estar se perguntando: "Como coloco minha empresa no mapa do Google? Então vamos lá:

  1. Estou considerando que você já possui uma conta no Google, então acesse o Google Meu Negócio
  2. Caso o você não seja direcionado direto para a página de criação de empresa clique em "Adicionar Local". Se você já estiver na página de configuração da nova empresa informe o nome de sua empresa no primeiro passo. Dica: Trabalhe com o nome de sua empresa + palavra-chave de interesse do seu serviço. Ex: INOWEB - Criação de Sites, isso ajuda a ranquear seu site na busca dos clientes.
  3. Preencha todas as informações do endereço de sua empresa e os dados adicionais informando se você entrega seu produto/serviço.
  4. Defina a categoria principal da área de atuação da sua empresa.
  5. Informe seu telefone e site caso possua.
  6. Pronto! Você adicionou sua empresa no Google Maps.
  7. Aguarde o recebimento da carta com o código de ativação. Assim que receber a carta acesse novamente sua conta do Google Meu Negócio e finalize a ativação de sua empresa.
  8. Com a ativação realizada você já estará cadastrado no Google Maps e aparecerá nas buscas

Redes Sociais

Uma forma muito eficiente de se comunicar com seus potenciais clientes é através de redes sociais, elas são fáceis de criar, gratuitas e possuem uma grande quantidade de pessoas interagindo. O lugar perfeito para divulgar seu negócio, não acha? As redes sociais ideais podem variar de acordo com cada ramo de atividade, veja qual combina mais com a sua empresa e comece a postar! Aqui vão algumas dicas das redes mais utilizadas no Brasil Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, Youtube, Messenger, WhatsApp, Snapchat, Tumblr, Reddit, LinkedIn e Telegram. Veja qual combina mais com seu negócio e público-alvo, e mãos à obra!

Se quiser aprofundar um pouco mais sobre este assunto dê uma olhada neste Workshop do Sebrae:

WhatsApp

Sim, o WhatsApp também é uma rede social, mas creio que ele merece um destaque. Esta rede tem uma presença muito forte no Brasil e quase todo brasileiro possui acesso à ela de maneira simples e rápida. Sua empresa provavelmente já possui um telefone e também um e-mail, imagine ambos em um local de fácil acesso para o seu cliente, pronto WhatsApp, ele facilita muito a comunicação direta com seu cliente e pode ser uma "mão na roda" nos dia a dia. Recomendo muito você ativar um celular com o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, e lembre-se que existe o WhatsApp Business que é focado para perfis empresariais e possui diversas funcionalidades como resposta automática, endereço e métricas. Se você possuir outros canais de divulgação informe que você faz atendimento pelo WhatsApp, isso é um fator importante para seus clientes e com certeza muitos preferirão entrar em contato através desta rede.

Site com contato

Seu site está facilitando o contato de seus clientes com você? Este canal precisa vender seu produto com excelência, lembre-se que o site vende 24hrs, então vise expressar todas as informações de seu produto/serviço de maneira detalhada e completa. Após o seu futuro cliente entender qual é seu serviço mostre o caminho para que ele possa contratá-lo, telefones, formulário de contato, e-mail, chat, whatsapp, redes sociais... Seu cliente precisa conseguir entrar em contato com você de maneira simples e rápida, então seu site precisa deixar isso bem claro para ele. Um site bem estruturado e com visual agradável pode influenciar muito na captação de clientes interessado.

Videos

Você consegue mostrar seu serviço sendo executado? Precisa explicar ele de uma maneira mais detalhada? Vende melhor através de uma mídia visual? Faça vídeos! Este recurso permite que você prenda a atenção de seu cliente por alguns preciosos minutos onde deverá convencê-lo o porque entrar em contato com você. Crie videos interessantes e criativos para que seu público se interesse pelo seu conteúdo. Recomendo que você utilize a técnica de storytelling para criar histórias cativantes. Seu vídeo pode ser divulgado em todas as redes sociais e utilizado de diversas maneiras para atrair novos interessados em seu negócio.

Essas são algumas das maneiras eficientes que você pode alavancar os contatos em sua empresa, você pode utilizar todas as dicas ou as que melhores se encaixem em seu planejamento. Mantenha uma consistência em seus meios de comunicação, isso aumenta a confiança do cliente em sua empresa e ele sabe que quando precisar você estará lá, pronto para atendê-lo. Se tiver alguma dúvida nos informe para que possamos ajudá-lo, tenha um bom dia!