O objetivo de toda empresa na internet é conquistar um grande número de acessos e boa posição nos buscadores. Você já deve ter percebido que ao pesquisar algo no Google, por exemplo, aparece uma lista de sites que possuem relação com o que foi pesquisado. O nome dessa lista é pesquisa orgânica, que é uma busca feita com as listagens dos motores de busca, sem qualquer tipo de pagamento ou publicidade.

Mas com quais critérios essa lista é organizada? Essa é uma dúvida frequente de grande parte da população. Essa lista é organizada de acordo com o quanto o site é relevante para o tema em questão. Todo site precisa manter uma boa posição nos buscadores, pois isso irá manter um bom número de acessos e mantê-lo vivo no mercado online. Hoje já é possível conseguir atingir as primeiras posições do Google sem pagar um único centavo ao buscador. Uma boa opção para empresas que desejam conquistar esse benefício é fazer SEO em seu site.

O que é SEO

SEO é a abreviação do termo em inglês “Search Engine Optimization” que é o conjunto de técnicas e métodos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca (Google, Yahoo, Bing etc). Essa técnica é fundamental para todo e qualquer site, pois além de melhorar o posicionamento nos buscadores, ela também melhora o conteúdo e organização do site. O SEO consiste em linkar seu site a outros, organizar as palavras-chave, otimizar o conteúdo do site, incorporar imagens, vídeos, entre outros. O SEO irá lhe auxiliar a aumentar a visibilidade do seu site, assim resultando em maior número de acessos e de clientes em potencial.

Quais as possibilidades para fazer o SEO?

Você possui duas opções para fazer o SEO

Uma é fazer por si mesmo, sem ajuda, e a outra é contratar uma agência web para lhe auxiliar (ou até mesmo faze-lo para você). Cada uma possui suas vantagens e desvantagens, basta você analisar qual se encaixa melhor no seu caso.

Você pode fazer o SEO por si mesmo, porém é necessário tem um aplo conhecimento no assunto de programação e buscadores. Um SEO feito de forma errada pode não só manchar a imagem da sua empresa como também prejudicar o seu desempenho perante seu público. Fazer esse procedimento por si mesmo não possui custo nenhum e abrange diversas possibilidades, porém é um risco que deve ser assumido.

Você também pode optar por contratar uma agência web que possua profissionais especialistas em Otimização de Sites. É importante lembrar que ao contratar uma agência para fazer seu SEO você terá de arcar com um custo, porém vai ter a garantia de um serviço que será prestado por profissionais de qualidade e que será feito de forma correta, muitas vezes com resultado mais rápido.

Vantagens de fazer o SEO por si mesmo:

  • Não possui custo nenhum
  • Possibilidade de fazer no conforto da sua casa
  • Fazer no tempo que preferir

Vantagens de fazer o SEO com uma agência digital:

  • Trabalhar com especialistas
  • Garantia de resultado
  • Relatórios detalhados dos resultados