Gerencie seu negócio de forma profissional. Vamos além da criação de sites.

O React torna-se cada dia mais popular graças a sua facilidade no compartilhamento de componentes entre projetos. De acordo com a análise do Stack Overflow até o momento em 2019 o React está em segundo lugar como o web framework mais utilizado na web perdendo apenas para o jQuery que ainda perdura em muitos projetos.

Esta grande procura pela biblioteca React faz com que a comunidade desenvolva muitos recursos e facilitadores para o desenvolvimento ágil de aplicações, dentre essas facilidades existem bibliotecas completas de UI para que você possa "pular" a estilização de componentes que são simples ou muitas vezes repetitivos.

Além dessa ajuda inicial, essas bibliotecas permitem que você inicie um projeto de maneira profissional possibilitando a utilização por completo da biblioteca no desenvolvimento, tendo em vista um crescimento contínuo e organizado.

Para facilitar sua busca pelas bibliotecas e frameworks UI para React criamos uma lista com as principais e mais utilizadas no mercado atualmente. Este não é um ranking, é apenas um conjunto organizado.

Uma dica interessante é você utilizar o Bit para mesclar componentes de cada biblioteca sem ter que utilizá-la por completo. Você pode criar uma coleção personalizada de componentes e utilizar em diversos projetos.

Confira alguma coleções criadas com Bit e veja como é legal esta ferramenta.

Principais Bibliotecas e Frameworks UI Component React

Veja abaixo nossa lista de React UI:

  1. Ant Design
  2. Material UI
  3. React Bootstrap
  4. Blueprint
  5. Grommet
  6. Evergreen

Ant Design

react-ui-ant-design

Uma biblioteca chinesa de alta qualidade com componentes muito bem estruturados. Possui um design profissional com guia de estilos estruturados e pensados na usabilidade do usuário final. Escrito em Typescript com suporte para browser, server-side rendering e Electron.

A equipe do Ant disponibiliza um versão do Ant Design para a parte visual do usuário final e também recursos para criação de painéis administrativos com o Ant.Pro

Acessar Ant.design

Material UI

react-ui-material-ui

Muito popular no Github o Material-UI é um dos frameworks mais utilizados. Seus componentes são construidos no React utilizando como base o Google Material Design que é uma linguagem visual estruturada pelo Google alinhando o mundo real com o UI virtual.

Acessar Material UI

React Bootstrap

react-ui-react-bootstrap

Utilizando com base um dos frameworks CSS mais populares o React Bootstrap foi estruturado para ter os mesmos recursos UI presentes no Bootstrap. Toda a estrutura de recursos foi componetizada e dependências como o Jquery foram substituidas.

Acessar React Bootstrap

Blueprint

react-ui-blueprint

O Blueprint inicialmente foi desenvolvido para ser utilizado em aplicações desktop. Os componentes dessa biblioteca são focados principalmente na apresentação e criação de interfaces com grande quantidade de dados. Possui os principais recursos de ferramentas UI para React e é atualizado frequentemente com melhorias.

Acessar Blueprint

Grommet

react-ui-grommet

Uma coleção de componentes criados com foco em acessibilidade, usabilidade, controle de tema e responsivo. Possui um design kit criado em Figma, Sketch, Adobe XD e Framer X para que possa ser utilizado em conjunto com sua equipe de designers. Além disso possui um banco de icones em SVG bem completo que pode ser utilizado gratuitamente.

Acessar Grommet

Evergreen

react-ui-evergreen-1

Criado com foco em suportar atualizações e recursos que serão desenvolvidos futuramente. É um kit open-source mantido pela Segment.

Possui uma grande quantidade de componentes básico e essenciais como layouts, tipografias, sistema de cores, icones baseados em funções, toggles entre diversos recursos para seu projeto. Possuem um design kit em Sketch para ser utilizado desde o visual do projeto.

Acessar Evergreen

Conclusão

Reunimos aqui uma lista das principais bibliotecas que estão ativas no mercado atualmente, obviamente podem haver atualizações e modificações. Recomendamos dar uma olhada neste repositório do github que reune diversos recursos interessantes do ecosistema React e também conferir a lista de componentes indicados no site do React.

Se souber de alguma biblioteca interessante comente abaixo que adicionamos sua indicação. Obrigado.

Até mais!